terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MODELO DE PROJETO DE PESQUISA


MODELO DE PROJETO DE PESQUISA (Prof.ª Bruna Milene)
PRIMEIRA PARTE

DELIMITAÇÃO DO TEMA
PROBLEMATIZAÇÃO
HIPÓTESE
OBJETIVOS
JUSTIFICATIVA

1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EJA NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA


2 PROBLEMATIZAÇÃO

            A maioria das escolas de Aparecida de Goiânia apresenta falta de recursos para a implantação efetiva da inclusão. Além disso, o quadro de professores denuncia a fragilidade da formação recebida na academia para enfrentar tal exigência. Com base nessas observações surge o seguinte questionamento: Quais são as razões mais significativas que apontam para a ausência de preparo tanto das escolas, quanto de seus profissionais, no tocante à concretização das políticas que regem a inclusão nas instituições de ensino de Aparecida de Goiânia?


3 HIPÓTESE

              O enfrentamento do problema apresentado pode se dar por meio da reformulação das matrizes dos cursos de Pedagogia oferecidos pelo município, no intuito de contemplar melhor a carga-horária das disciplinas que lidam com a temática da inclusão. O município deve oferecer aos professores um programa de formação continuada para que possam aperfeiçoar as metodologias de ensino. É necessário que a comunidade escolar se envolva mais com a luta pelo acesso dos alunos com necessidades especiais à educação de qualidade.


4 OBJETIVOS

4.1 Geral

Analisar o funcionamento da educação inclusiva na EJA no município de Aparecida de Goiânia.

4.2 Específicos

- Discutir a possibilidade de modificação das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia do município de Aparecida, a fim de dar maior ênfase às disciplinas que lidam com o assunto da inclusão;
- Refletir acerca da viabilidade da oferta de programas de formação continuada oferecidos aos professores pelas escolas municipais aparecidenses;
- Identificar formas de participação da comunidade escolar no que diz respeito à reivindicação e luta pelo direito à educação de qualidade ofertada aos alunos especiais.

5 JUSTIFICATIVA

As razões da escolha do tema se pautam, primeiramente, na necessidade de reflexão sobre os principais motivos que conduzem à insegurança e falta de preparo dos profissionais da educação do município, no que diz respeito ao atendimento de alunos especiais, que se encontram entre os demais e, no entanto, em muitos casos, apenas se socializam, sem que exista aprendizagem efetiva. O município ainda não oferece capacitação consistente para os professores, que mesmo freqüentando cursos, confessam não estarem devidamente aptos para enfrentar o desafio da inclusão.
A principal contribuição do tema para a educação é: possibilitar uma visão mais crítica e menos romântica da educação inclusiva no Brasil. Este trabalho poderá conduzir a debates que permitam maior cobrança da comunidade escolar em relação à oferta de uma educação inclusiva de qualidade, por parte do município.
A sociedade também poderá ganhar com discussões desse porte, dado que a escola não deve mais ser vista como algo isolado do contexto social mais amplo. O assunto em pauta auxilia na conscientização de todos em relação ao valor da inclusão efetiva que possibilite aos estudantes condições de aprendizagem diferenciadas, por meio das quais poderão se inserir nas classes regulares de maneira humana, sem mascaramentos.

ACIMA VEJA MODELO DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...

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